Processando...

Lição de casa para obter bons resultados

Desde os tempos de escola, aprendemos que fazer a lição de casa é fundamental para obtermos bons resultados nas avalições que todos os estudantes são submetidos ao longo do processo de aprendizado.

Aprendemos que uma boa formação faz diferença na vida e aqueles que são melhor preparados tem mais chance de obter sucesso em seus empreendimentos.

São regras simples da vida, regras incontentáveis e facilmente comprovadas no dia a dia das empresas e indivíduos.

Como consultor, tenho a oportunidade de acompanhar empresas que atuam em diversos segmentos da economia, de participar e observar o que acontece com elas e tenho comprovado a cada dia a validade destas regras simples da vida. Observo que todas as empresas brasileiras, sem exceção, foram de alguma forma atingidas pelo tsunami de corrupção e incompetência que passou por aqui gerando a maior crise já vivida pelo nosso país. Um tsunami de proporções gigantescas que deixou um rastro de destruição de milhares de empresas e milhões de empregos, um desastre sem precedente em nossa história.

Agora que o tsunami passou, o Brasil parou de afundar e nossa economia começa a apresentar os primeiros sinais de recuperação, vale destacar algumas lições simples que desejo compartilhar com aqueles que precisam continuar conduzindo suas empresas num cenário de adversidade pois reerguer o país dos escombros é uma tarefa difícil para a qual precisamos estar conscientes, ter paciência e adotar a atitude correta para estas situações.

Em primeiro lugar, vale lembrar a sabedoria dos filósofos que nos ensinam que nossas escolhas não são avaliadas apenas pelo certo ou errado, mas principalmente pelas consequências que elas provocaram, porque a história é implacável ao nos mostrar e esfregar em nossa cara os resultados de nossas ações e as consequências das escolhas que fizemos.

Em segundo lugar, aprendemos pelos exemplos que encontramos a nossa volta e nas notícias que nos chegam, que nos informam que a crise que atravessamos não afetou de forma idêntica todas as empresas, algumas sobreviveram, outras continuaram avançando enquanto muitas fecharam suas portas.

Ao observarmos mais de perto o que aconteceu com as que cresceram neste cenário de devastação, percebemos que o principal diferencial que elas tiveram em relação as que fracassaram, foi ter feito a lição de casa.

Isso mesmo, as empresas que apesar de tudo o que aconteceu a sua volta, continuaram crescendo, são justamente aquelas que fizeram a lição de casa.

Neste momento somos obrigados a reconhecer e dar razão aos nossos pais e professores que insistiram conosco para fazermos a lição de casa e nos prepararmos melhor para os testes que a escola e a vida nos apresentam.

Ter feito a lição de casa é o que fez a principal diferença na hora do difícil teste que as empresas brasileiras estão passando pois é fácil perceber que as que conseguiram crescer neste período de grande adversidade, além de passar no teste, obtiveram notas mais altas que seus concorrentes.

Na verdade, em setores que despencaram, como é o caso do material de construção que sofreu quedas sucessivas nos últimos anos, ainda podemos encontrar empresas que cresceram.

Em praticamente todos os setores, existem as que fecharam, as que atravessaram e as que cresceram e a pergunta que surge é a seguinte: como uma empresa consegue crescer se o segmento onde ela atua encolheu?

A resposta é simples, elas cresceram sobre seus concorrentes que não fizeram a lição de casa, que estavam menos preparados, que não estudaram, não enxergaram direito o que estava acontecendo, demoraram demais para tomar decisões críticas, que não tinham um plano para seguir e acabaram reagindo às circunstâncias de forma desordenada.

As empresas que cresceram e as que continuarão crescendo agora que o pior já passou, são aquelas que fizeram a lição de casa!

As duas perguntas que desejo deixar aqui para reflexão, na forma de uma singela contribuição as seguintes: Sua empresa fez a lição de casa? Pretende fazer a lição de casa?

Qualquer que seja sua resposta, ela só vale para aqueles que acreditam que empresas não alcançam o sucesso por acaso, aqueles que são capazes de observar o sucesso dos outros e se perguntar: Onde foi que eles acertaram, o que fizeram corretamente para ter dado certo deste jeito?

E, finalmente a lição mais importante que aprendemos na adversidade; o sucesso sempre será alcançado quando, de forma consciente e perseverante, fazemos nossa lição de casa, nos dedicamos de verdade ás tarefas que se impõe aos que tem a responsabilidade de conduzir seus negócios num cenário desafiador como o que vivemos em nosso país.

 

 

FABIO MESTRINER 

Professor da pós-graduação na ESPM e da Escola de Engenharia MAUÁ.

Autor de livros didáticos adotados em mais de 30 universidades no Brasil.