Solução Calor

Tinta térmica para telhado reduz a temperatura e reflete os raios solares em até 90%

Em um país de altas temperaturas, proporcionar conforto térmico aos ambientes residenciais, comerciais e industriais é um diferencial. A Mactra Tintas e Impermeabilizante tem um revestimento térmico com alto poder de refletir o calor do sol, impermeabilizar todos os tipos de telhas e proteger de fungos. Além disso, a solução apresenta a propriedade de absorver e expulsar o calor interno do imóvel. Trata-se da tinta térmica para telhados Telhafria, um produto inovador no mercado com excelente custo-benefício. Solução Calor - como usar

Feito a partir de uma pintura especial composta por polímeros acrílicos elastoméricos à base de água e de altíssima qualidade que, combinados com microesferas cerâmicas, estabelecem isolamento térmico, formando uma proteção impermeável na face externa das telhas – o que proporciona considerável redução de calor causado pela radiação solar.

Todos esses atributos conferem eficiência ao Telhafria no conceito ‘telhado branco’, que visa diminuir o aquecimento global. A causa mundial intitulada ‘One Degree Less’ tem conquistado cada dia mais adeptos.

Melhor para o meio ambiente

Apoiado pela ONG Green Building Council o movimento é baseado em estudos do Lawrence Berkley National Laboratory (CA, EUA). Por outro lado, ensaios realizados pelo Comitê Técnico de Materiais do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, indicam que a medida pode provocar um efeito contrário sem o uso de produtos apropriados.

A polêmica, no entanto, é simples: ocorre que as tintas imobiliárias comuns são sensíveis aos fungos e bolores que causam o escurecimento dos telhados e, consequentemente, aumentam a temperatura interna e o consumo de energia.

É justamente essa a diferença entre uma tinta imobiliária convencional e o Telhafria. O revestimento térmico da Mactra foi desenvolvido exclusivamente para atender ao conceito ‘telhado branco’, com todas as propriedades necessárias para este objetivo.

O produto atende ainda parâmetros LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) referente à certificação de construções sustentáveis que exige um índice de SRI (índice de refletância solar) de 78, enquanto o do Telhafria é de 88, como comprovado por laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Para mais informações sobre a tinta térmica para telhados Telhafria acesse aqui a ficha técnica do produto.