Venda de produto para resfriar ambientes cresce 125% neste verão

As máximas temperaturas já bateram recordes em muitos estados brasileiros e esse índice aqueceu também a venda de produtos para combater o calor. Uma fábrica de impermeabilizantes do estado de São Paulo viu suas vendas de um sistema de pintura para conforto térmico crescerem mais que o dobro em relação a janeiro de 2013. O produto de nome sugestivo TelhaFria está no mercado há cinco anos e nunca vendeu tanto.

“Percebemos, neste início de ano, o aumento expressivo tanto nas vendas quanto no contato dos clientes que procuram o sistema de resfriamento. O interesse dos consumidores é alto, principalmente, no fato do produto tornar a temperatura do ambiente mais agradável, proporcionando economia no uso de ar condicionado”, afirmou Fabíola de Vasconcellos Cecon, diretora comercial da empresa MACTRA Impermeabilizantes.

Expectativa para escapar do calor

Edson Gonçalves Padilha, de 33 anos, é empresário na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, e busca alternativas para amenizar o calor em sua marcenaria há 10 anos. ”Agora estou animado com a aquisição que acabei de fazer. O TelhaFria é a minha aposta para resfriar a temperatura que é muito quente em minha região e agora está insuportável. Vou aplicar o produto em um galpão de 90m² e espero com isso melhorar a qualidade de vida dos meus colaboradores”, destacou o empresário que pretende aplicar o produto também em sua casa no interior paulista.

Quem apostou na solução há mais tempo comemora por chegar preparado a um dos verões mais quentes da história. “Apliquei o produto há cerca de quatro anos e o resultado foi muito satisfatório. O ambiente era quente demais e ficou com uma temperatura agradável. Uso e recomendo essa solução para escaparmos do calor”, afirmou o comerciante José Luiz Pupo.

Como funciona

Por conta de sua cor branca, o produto reflete até 90% dos raios solares proporcionando uma melhora na temperatura ambiente. Além desse benefício, o que diferencia o TelhaFria de outros materiais refletivos é a combinação de microesferas cerâmicas em sua composição que auxiliam na retirada de parte do calor do local tratado, devido à absorção dos 10% dos raios solares. Ou seja, mesmo a parte do calor absorvida pelo ambiente depois da refletância é expulsa do ambiente.