As máximas temperaturas já bateram recordes em muitos estados brasileiros e esse índice aqueceu também a venda de produtos para combater o calor. Uma fábrica de impermeabilizantes do estado de São Paulo viu suas vendas de um sistema de pintura para conforto térmico crescerem mais que o dobro em relação a janeiro de 2013. O produto de nome sugestivo TelhaFria está no mercado há cinco anos e nunca vendeu tanto.
“Percebemos, neste início de ano, o aumento expressivo tanto nas vendas quanto no contato dos clientes que procuram o sistema de resfriamento. O interesse dos consumidores é alto, principalmente, no fato do produto tornar a temperatura do ambiente mais agradável, proporcionando economia no uso de ar condicionado”, afirmou Fabíola de Vasconcellos Cecon, diretora comercial da empresa MACTRA Impermeabilizantes.
Edson Gonçalves Padilha, de 33 anos, é empresário na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, e busca alternativas para amenizar o calor em sua marcenaria há 10 anos. ”Agora estou animado com a aquisição que acabei de fazer. O TelhaFria é a minha aposta para resfriar a temperatura que é muito quente em minha região e agora está insuportável. Vou aplicar o produto em um galpão de 90m² e espero com isso melhorar a qualidade de vida dos meus colaboradores”, destacou o empresário que pretende aplicar o produto também em sua casa no interior paulista.
Quem apostou na solução há mais tempo comemora por chegar preparado a um dos verões mais quentes da história. “Apliquei o produto há cerca de quatro anos e o resultado foi muito satisfatório. O ambiente era quente demais e ficou com uma temperatura agradável. Uso e recomendo essa solução para escaparmos do calor”, afirmou o comerciante José Luiz Pupo.
Por conta de sua cor branca, o produto reflete até 90% dos raios solares proporcionando uma melhora na temperatura ambiente. Além desse benefício, o que diferencia o TelhaFria de outros materiais refletivos é a combinação de microesferas cerâmicas em sua composição que auxiliam na retirada de parte do calor do local tratado, devido à absorção dos 10% dos raios solares. Ou seja, mesmo a parte do calor absorvida pelo ambiente depois da refletância é expulsa do ambiente.