Processando...

TELHAFRIA garante conforto térmico de residências, comércios e galpões industriais

O revestimento para telhado reflete 90% da luz do sol, garantindo conforto térmico

Com a chegada do verão o momento é ideal para pensar no conforto térmico dos ambientes, sejam residenciais, comerciais ou industriais. A Mactra Impermeabilizante tem um revestimento térmico com alto poder de refletir o calor do sol, impermeabilizar todos os tipos de telhas e proteger de fungos, aliado à propriedade de absorver o calor interno do imóvel. Trata-se do Telhafria, um produto inovador no mercado com excelente custo-benefício.

Feito a partir de uma pintura especial composta por polímeros acrílicos elastoméricos à base de água e de altíssima qualidade que, combinados com microesferas cerâmicas estabelecem isolamento térmico, formando uma proteção impermeável na face externa das telhas - o que proporciona considerável redução de calor causado pela radiação solar. Todos esses atributos conferem eficiência ao Telhafria no conceito ‘telhado branco’, que visa diminuir o aquecimento global. A causa mundial intitulada ‘One Degree Less’ tem conquistado cada dia mais adeptos.

Apoiado pela ONG Green Building Council o movimento é baseado em estudos do Lawrence Berkley National Laboratory (CA, EUA). Por outro lado, ensaios realizados pelo Comitê Técnico de Materiais do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, indicam que a medida pode provocar um efeito contrário sem o uso de produtos apropriados.

A polêmica, no entanto, é simples: ocorre que as tintas imobiliárias comuns são sensíveis aos fungos e bolores que causam o escurecimento dos telhados e, consequentemente, aumentam a temperatura interna e o consumo de energia.

É justamente essa a diferença entre uma tinta imobiliária convencional e o Telhafria. O revestimento térmico da Mactra foi desenvolvido exclusivamente para atender ao conceito ‘telhado branco’, com todas as propriedades necessárias para este objetivo.

O produto atende ainda parâmetros LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) referente à certificação de construções sustentáveis que exige um índice de SRI (índice de refletância solar) de 78, enquanto o do Telhafria é de 88.

Para se ter uma ideia, todas as construções destinadas à copa de 2014, como os estádios e hotéis deverão ter certificação LEED, ou seja, todos os materiais utilizados para essas obras obrigatoriamente tem que estar dentro dos parâmetros LEED.

DADOS TÉCNICOS

  1. Nome do produto/linha = TELHAFRIA - Pintura impermeável e refletiva
  2. Medidas = Embalagem de 18 Kg, rendimento 35 a 40 m² 
  3. Material e Acabamento = Pintura à base de polímeros acrílicos com microesferas cerâmicas 
  4. Diferencial do produto = Fácil de aplicar, alta resistência às intempéries, resistente à proliferação de microorganismos 
  5. Onde instalar/Como instalar = Telhas em geral, aplicação como pintura em 3 demãos