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Mactra está entre as melhores indústrias de construção civil do país, aponta pesquisa com 1.700 lojistas do setor

Pesquisa realizada com 1.715 lojistas de materiais de construção aponta que a Mactra Impermeabilizantes está entre as melhores indústrias em preço, atendimento aos pontos de venda, logística e orientação técnica. É o que revela o “Ranking das Lojas de Material de Construção”, apresentado em edição especial da Revista Anamaco e divulgada agora em março. A Mactra está sediada em Itatiba, a 100 km de São Paulo.

Na pesquisa, foram consideradas as respostas dos revendedores que compram diretamente dos fabricantes. A Mactra foi eleita a melhor empresa em Preço e Orientação Técnica. Este último tópico indica que a empresa faz um adequado acompanhamento do desenvolvimento de uma obra, cumprindo as normas necessárias para que o produto seja aplicado de maneira correta e obtenha o melhor resultado possível.

A Mactra foi destaque também no que se refere ao “Atendimento ao Ponto de Venda”, em que alcançou o 3° lugar, e “Logística”, em que ficou em 2°. Os resultados da pesquisa foram recebidos com satisfação pela direção da empresa. “É muito bom perceber que nosso trabalho é reconhecido pelo cliente”, afirma Fabíola de Vasconcellos Cecon, diretora comercial da indústria.

Fabíola lembra que a pesquisa anterior da Anamaco situou a Mactra como a primeira indústria de impermeabilizantes do país na visão dos lojistas. “Ninguém conhece melhor o produto e o fabricante do que o próprio lojista”, explica a diretora.

Fabíola Cecon lembra que “o lojista conhece profundamente o cliente final, já que está em contato direto com ele e sabe o que ele pensa sobre os diversos produtos e empresas”. Se a Mactra está mais uma vez no topo da lista é “porque há o reconhecimento do lojista e do próprio cliente final”.

Atendimento ao cliente

Segundo Patrícia Perrone, assessora comercial da Mactra, a pesquisa Anamaco expressa algo que está presente no DNA da indústria, que é o foco no cliente. Ao criar a empresa, o fundador Luiz Vasconcellos decidiu que daria todo o suporte necessário ao cliente. Ele não aceitava ver as pessoas comprando produtos inadequados às suas necessidades por não terem o conhecimento necessário. Vasconcellos procurou então desenvolver técnicas para ajudar o consumidor a solucionar suas dúvidas e problemas e a escolher o produto certo para a sua necessidade.

“Colocamos o cliente em primeiro lugar”, sustenta Patrícia Perrone. “Nosso atendimento ao cliente realmente funciona – nossos técnicos fazem visitas às obras e indicam o produto adequado. Tudo é feito para que o cliente tenha seu problema resolvido”.

Um dos diferenciais da Mactra é o serviço de atendimento ao cliente, em que o consumidor ou lojista apresenta o seu problema. A solução pode ser dada por telefone ou pela visita de um especialista à obra para apresentar a solução – as chamadas visitas técnicas.

Visitas Técnicas

As visitas técnicas ocorrem de três formas distintas. A primeira é através do lojista. Quando um cliente tem um problema, é comum que ele se dirija à loja na qual comprou os produtos. O lojista, então, expõe o problema para o departamento técnico da Mactra e imediatamente é agendada uma visita à obra.

A segunda forma é quando o cliente entra em contato direto com a Mactra. "Algumas vezes quem liga não é cliente da Mactra”, explica Vicente Parisotto, gerente técnico. “Não importa, nós o atendemos do mesmo jeito. Se necessário, agendamos a visita de especialista ao local para especificar o que deve ser feito".

Outra forma de visita técnica é a que acontece regularmente, feita por um especialista da Mactra, com agendamento prévio. Além das visitas técnicas, há também visitas para especificações. Neste caso, um especialista vai ao local para indicar o produto adequado, a quantidade e a forma correta de utilização.

Vicente Parisotto afirma que o diferencial da Mactra está na rapidez do atendimento. “Uma solicitação é atendida em no máximo 48 horas. Este é um importante diferencial da nossa companhia”.

Logística

Na pesquisa Anamaco, a Mactra foi bem avaliada também por sua capacidade logística – ou seja, a rapidez na entrega dos seus produtos e baixo índice de erros. Para que tudo isso funcione perfeitamente, há uma Coordenadora Administrativa que cuida da parte de recebimento e expedição das mercadorias. Além disso, a empresa criou métodos padronizados de entrega, para que a qualidade não mude se houver troca de funcionários e fornecedor.

Joice Fernandes, coordenadora Administrativa da Mactra, afirma que além de duas etapas de conferência, a empresa conscientiza transportadoras para que haja um entendimento completo quanto a importância do bom atendimento em todos os setores, inclusive entrega.

O prazo máximo trabalhado para entrega dos produtos é de cinco dias úteis – mas a maioria dos pedidos chega antes do prazo. “Trabalhamos com estoque de produtos em volume suficiente para que não haja atrasos na entrega, através de Técnicas de Controle de Estoques, como MRP (Planejamento de necessidades de matérias)”, diz Joice.

Mactra - Perfil

Com um novo parque fabril de 5 mil m², o mais moderno desse segmento, instalado em área de 24 mil m², próxima ao km 98 da rodovia D. Pedro I, a 100 km de São Paulo, a MACTRA Impermeabilizantes (www.mactra.com.br) é conhecida no mercado por desenvolver produtos exclusivos e inovadores. O DNA de inovação está na origem da empresa, fundada pelo empresário Luiz Vasconcellos, com larga experiência na área por sua atuação em algumas das principais empresas de impermeabilização do mercado.

Comprometida com a sustentabilidade e o meio ambiente, a empresa desde 2002 substituiu todos os produtos a base de solventes químicos por produtos a base de água. Outra característica de Mactra é o seu compromisso com a prestação de informações claras e objetivas ao consumidor, que se expressa nas embalagens e em diversos serviços de atendimento à rede de distribuição e ao consumidor final. A empresa oferece cursos e atendimento para orientar na indicação do produto certo para cada situação e sua correta aplicação.

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