Com o lançamento de uma linha de tintas adaptada ao clima brasileiro, Mactra Impermeabilizantes entra em novo segmento e é a única empresa a entregar soluções do alicerce à cor

Sediada em Itatiba (SP) e focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para a construção civil, a Mactra Impermeabilizantes acaba de lançar a sua inovadora linha de tintas, adaptada ao clima brasileiro. São 21 opções de cores divididas em duas faixas Standard e Premium. O portfólio conta ainda com os complementos – Massas, Selador e Fundo Preparador.

Com a iniciativa, a Mactra tornou-se a primeira empresa brasileira de impermeabilizantes a entrar no segmento de tintas, cujo faturamento total superou os 9 bilhões de reais em 2013. O grande objetivo da indústria é “estar ao lado do lojista, dos profissionais e dos consumidores até o final, até a etapa da cor”, explica a diretora comercial, Fabíola de Vasconcellos Cecon.

“Lançamos mão da nossa experiência de 25 anos, voltada ao desenvolvimento de soluções de impermeabilização, para criarmos uma linha de tintas de alta qualidade, durabilidade e produtividade, totalmente pensada para o clima brasileiro, que tem muito sol e umidade”, revela Fabíola.

Para o gerente técnico da Mactra, Vicente Parisotto Júnior, o consumidor ficará mais seguro quanto ao resultado final se puder contar com os produtos de uma mesma empresa para a impermeabilização e a pintura.

“Se a mesma empresa estiver presente desde o início, desde as etapas iniciais da construção até a cor, oferecendo soluções de qualidade, o cliente ficará mais confiante de que o resultado final vai atingir ou mesmo superar suas expectativas”, argumenta Parisotto. “Se amanhã houver algum problema, alguma falha nos processos, o consumidor saberá a quem recorrer”.

QUALIDADE SUPERA EXIGÊNCIAS TÉCNICAS

A Linha Mactra de Tintas atende e supera os requisitos previstos nas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Em relação à norma NBR 14942, que trata do rendimento, as tintas Mactra superam em 70% o previsto, atingindo uma cobertura de 8,5 metros quadrados por litro, contra 5 m2 estipulados pela norma.

Com relação à durabilidade (envelhecimento acelerado), cujas regras estão contidas na NBR 15380, as tintas Mactra foram submetidas a 200 horas de Radiação Ultravioleta (UV) e condensação de água, simulando um clima tropical úmido e seco. “Os corpos de prova das tintas coloridas não sofreram nenhuma variação de desbotamento ou calcinação”, explica o químico Aldemir S. da Silva, formulador da Mactra.

Quanto ao item “lavabilidade (abrasão úmida com pasta abrasiva)”, as tintas Mactra tiveram um ótimo desempenho, superando em 70% as exigências previstas na norma. Acesse Aqui o quadro comparativo.

FOCO

O objetivo da empresa é atingir, em um primeiro momento, um único segmento do setor: o de tintas imobiliárias, que corresponde a cerca de 80% do volume total e 64% do faturamento das indústrias do setor. Mas o principal motivo para a entrada da empresa neste setor foi outro. “Decidimos entrar neste mercado para oferecer ao consumidor o cuidado e a orientação que já ganharam diversos prêmios no setor de impermeabilizantes”, conta Parisotto.

O MERCADO DE TINTAS

O Brasil é o 5º maior mercado de tintas do mundo. O faturamento do setor supera R$ 9 bilhões por ano, de acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas. (ABRAFATI)

Para fazer sucesso neste grandioso mercado, a Mactra Impermeabilizantes conta com alguns diferenciais. Segundo Parisotto, “os testes realizados mostraram que a nossa qualidade em termos de cobertura seca, cobertura úmida e respingo são bem superiores aos alcançados pelos mais conhecidos produtos do mercado. É um produto específico para as condições brasileiras”.

MACTRA – PERFIL

Com um novo parque fabril de 5 mil m², o mais moderno desse segmento, instalado em área de 24 mil m², próxima ao km 98 da rodovia D. Pedro I, a 100 km de São Paulo, a MACTRA Impermeabilizantes (www.mactra.com.br) é conhecida no mercado por desenvolver produtos exclusivos e inovadores. O DNA de inovação está na origem da empresa, fundada pelo empresário Luiz Vasconcellos, com larga experiência na área por sua atuação em algumas das principais empresas de impermeabilização do mercado.

Hoje a gestão da empresa é conduzida pelas irmãs Fernanda de Vasconcellos Perdão e Fabíola de Vasconcellos Cecon, filhas de Luiz Vasconcellos, que aprofundaram a vocação inovadora da Mactra.

Em parceria com algumas das principais empresas fornecedoras de matérias-primas atuantes no Brasil e no mundo, a Mactra desenvolveu e lançou produtos inéditos como o, VedBem Trinca o TelhaFria, entre outros. A empresa produz soluções para impermeabilização, aditivos para argamassas, selantes, adesivos, com uma linha de cerca de 30 produtos.

Comprometida com a sustentabilidade e o meio ambiente, a empresa desde 2002 substituiu todos os produtos à base de solventes químicos por produtos à base de água. Outra característica da Mactra é o seu compromisso com a prestação de informações claras e objetivas ao consumidor, que se expressa nas embalagens e em diversos serviços de atendimento à rede de distribuição e ao consumidor final. A empresa oferece cursos e atendimento para orientar na indicação do produto certo para cada situação e sua correta aplicação.